sábado, 31 de maio de 2008

Esporte Clube Itauna


HISTÓRIA DO ESPORTE CLUBE ITAÚNA



Lançamento em junho/2008:

Livro 'A história do ECI' é lançado

Quinta obra de Pepe Chaves na literatura aborda

o mais tradicional clube de futebol de sua cidade.



Em comemoração ao 79º aniversário de fundação do Esporte Clube Itaúna, o editor do jornal Via Fanzine, Pepe Chaves, lança seu quinto livro neste mês de junho/2008. A História do Esporte Clube Itaúna (Pepe Arte Viva, 2008), é um lançamento especial da revista Esporte na Tinta (www.viafanzine.jor.br/tinta).



A obra traz 54 paginas com 90 fotografias e apresenta a história da mais antiga e tradicional agremiação do futebol itaunense, o Esporte Clube Itaúna. Para concluir este trabalho, o autor fez uma longa pesquisa e mostra que tudo começou pouco depois que o futebol chegou ao Brasil, através de Charles Miller, no final do século 19. Na cidade de Itaúna-MG, em 1914, um grupo de rapazes ligado ao Clube Literário local resolveu fundar um time de futebol, o Itaúna Foot Ball Club.



Orientados pelo professor Abelardo Lima, que era treinador e juiz, esse grupo de atletas veio abrir caminho para que o Esporte Clube Itaúna viesse a ser fundado em junho de 1929. O clube se manteve ativo desde sua fundação, nesse ano, até princípios dos anos de 1980. Neste período o clube itaunense disputou diversas competições em distintas categorias. Após uma pausa de suas atividades esportivas por 25 anos, em novembro de 2006, a agremiação retornou às atividades ao se fundir com o então Clube Atlético Ponte de Itaúna. Nas temporadas de 2007 e 2008, o "Cachorrão" disputou todas as categorias do Campeonato Mineiro de Futebol (FMF), obtendo excelentes resultados, sobretudo, com as suas equipes profissional e a infantil - sendo esta última, campeã estadual em 2007.



A História do Esporte Clube Itaúna, dividida na 1ª e 2ª fase, traz diversas fotografias raras e inéditas, cedidas por desportistas, ex-atletas, historiadores do esporte local e amigos do autor. Todos os dados que compõem este livro foram compilados através de inúmeros relatos colhidos com ex-dirigentes, ex-atletas, atual diretoria e demais conhecedores do futebol em Itaúna. Além disso, o autor discorre também, acerca de sua própria experiência e envolvimento com o Esporte Clube Itaúna em parte das décadas de 1970 e 1980.



Prestaram consultoria informativa à obra: Alexandre Ferreira Regal, Édson Rodrigues, Henrique Matos, Joacy Nogueira Paulino, José Hailton Antunes Mendes, José Maria Miranda, José Paulino Júnior, José Maria de Aquino, Luis Carlos Baeta, Marco Aurélio Arcanjo Lopes, Newton Regal e Ricardo Magalhães.



- A História do Esporte Clube Itaúna, livro de Pepe Chaves (Pepe Arte Viva, 2008).

- 54 páginas, 90 fotografias, inclui mini-poster duplo com diversas formações do ECI.



- ADQUIRA O SEU - edição limitada:



- Em Itaúna: à venda na banca de Revistas Central, na Praça da Matriz.

- Valor do exemplar em Itaúna: R$ 15,00.



- Para outras cidades do Brasil: Pedidos pelo e-mail: pepechaves@yahoo.com.br

- Valor do exemplar para outras cidades: R$ 20,00 (com despesas postais inclusas).



ENCOMENDE AGORA

Apóie esta produção 100% itaunense!

* Para compras superiores a 10 exemplares: desconto especial de 10%.

Um comentário:

Pepe Chaves disse...

Ola Wladimir, grato pela divulgação de meu livro "A História do Esprote Clube Itaúna". Por favor, me envie seu endereço para remeter um exemplar a vc. Pode envair ao e-mail: pepechaves@yahoo.com.br

Grato e um abraço.
pepe Chaves
www.viafanzine.jor.br