sábado, 10 de outubro de 2009

Correndo em família Desafio dos 600KM - Irmão de Pará de Minas


Desafiodos600KM Correndo em família - Parte 2
08 DE OCT DE 2009

Enquanto a equipe Mulheres tem as irmãs Glaser, que prometeram abusar da união familiar para favorecer o time, e a equipe de Belo Horizonte, uma das regionais presentes no Desafio dos 600K, tem dois representantes da família Vilaça inscritos. O nome deles é João Bosco e Péricles, ambos classificados na seletiva mineira em agosto, quando eram dois disputando uma vaga só. No final, ficaram entre os primeiros e agora vão em família correr o maior revezamento das Américas.

Péricles, o caçula, começou a correr antes que o irmão, em 2001, se preparando para a Volta da Pampulha. João Bosco praticava mountain bike e em 2004 as corridas de aventura começaram a chamar a sua atenção. Hoje, a corrida de rua é prioridade para os dois. ‘Em setembro de 2001 vi um anúncio de tv convidando para participar da corrida, mas como o período de preparação era pequeno, me comprometi a fazer a volta da Pampulha em 2002. Dito e feito’, explicou Péricles.

Apesar de serem representantes da mesma assessoria esportiva, conciliar a rotina de treinos só é possível nos finais de semana, quando vão à Lagoa da Pampulha, cartão postal da capital mineira, para correr os 18km ou fazer os longões da planilha. ‘Participamos de quase todas as provas juntos. Sempre que cruzamos durante as corridas, dou uma força para ele e vice-versa’, contou Péricles. Aquele saudável espírito competidor de irmão ajuda porque os dois estão sempre loucos para diminuir ou aumentar a diferença de tempos entre eles, em clima de brincadeira. ‘É assim mesmo. O bom é que os dois saem ganhando, pois acabamos treinado e correndo mais’, completou.

Pra eles, o grande diferencial de estar em família na prova é saber como explorar as características de cada um para fazer bonito. ‘É mais um motivo para estarmos juntos’, destaca Péricles. E mesmo nos momentos de lazer, as corridas/treinos/competições dominam as conversas em família. ‘A nossa mãe se enche de orgulho e está sempre presente nas competições. Não somos só nós, tem também o nosso irmão mais velho, Ulysses, outro corredor! É aquele ditado que já até saiu no blog: família que corre unida, permanece unida!’, resumiu João.
Os irmão Vilaça garantem que tem características muito parecidas na corrida, como a velocidade. Deve ser uma generosa contribuição genética. Na hora de falar das diferenças, João Bosco explicou que é mais forte nas subidas, enquanto Péricles desce bem e tem uma resistência maior. Será esse o segredo pra mandar ver nos 600K? Os mineiros largarão como favoritos? Vamos esperar pra conferir!

Nenhum comentário: