sexta-feira, 28 de março de 2008

Aberta Exposição 70 Anos do Guarani

Foi aberta ontem 27/03/08 a exposição Guarani 70 anos,com a presença de varios ex-atletas,dirigentes e autoridades. Um coquetel que a bola foi o assunto, varias historias foram lembradas. Uma que é historica e sempre é lembrada quando se fala de Guarani é a do campeonato que um diretor do Guarani ligou para o jogador adversário avisando que não haveria jogo porque uma autoridade de Pará de Minas tinha morrido.E varias outras historias foram lembradas,jogadas marcantes,jogadores inesqueciveis, o certo é que foi uma inauguração muito prestigiada por varios cartolas do futebol de Pará de Minas. Confirá as fotos e a exposição no museu até o final do mês de Abril.





quinta-feira, 27 de março de 2008

10ª Edição do Bola e Viola



A 10ª edição do torneio Bola e Viola desta vez traz uma novidade,será realizado em Pará de Minas, sempre como de costume era realizado nos distritos de Pará de Minas.Mas atendento a uma reivindicação da diretoria do Ajax a Prefeitura atraves do departamento de esportes realiza o evento tradicionalissimo, no bairro São Pedro para a inauguração do campo do clube. O nome escolhido será o do fundador e maior ensentivador o senhor Antonio Soares, mais conhecido com "TITONHO".Na oportunidade será inaugurado também o vestiario que leva o nome de mais um colaborador o senhor João do Carmo. Como presidente da ASSOCIAÇÃO CULTURAL AJAX FUTEBOL CLUBE é com muita alegria que agradeço a todos que colaboraram para que este sonho se realizasse.

Confirá os jogos e os horários:


Meireles/Praiso Trindade
Ajax Bom Jesus do Pará
Tavares Ascensão
Carioca Matinha


o8:30 - Meireles/Paraiso x Trindade
09:30 - Ajax x Bom Jesus do Pará
10:15 - Tavares x Ascensão
11:00 - Carioca x Matinha

12 hs ás 13 hs parada para almoço
OS JOGOS NESTA FASE SERÃO DE 20 MINUTOS CADA TEMPO

NAS SEMIFINAIS OS JOGOS SERÃO DE 25 MINUTOS CADA TEMPO

Praça de Esportes tem novo Presidente

Em reunião realizada dia 26/03 as 20:00hs na sede da Praça de Esportes do Pará,a nova diretoria eleita tomou posse na presença de varios conselheiros e convidados,depois de algumas palavras do ex-presidente e a apresentação do balancete, o atual presidente foi aplaudido por todos.
Ficou assim a nova diretoria da Praça:
Presidente: José Carlos Antonio Dias
Vice Presidente: Alaercio de Camargo



terça-feira, 25 de março de 2008

Milan é a Campeã Novamente








A primeiro Torneio de Futsal Feminino do JK foi decidido domingo na quadro do Curumim,com as equipes do Karrossel "A" e do Milan se enfrentando em uma final muito disputada, onde a partida so foi decidida no segundo tempo da porrrogação. Resultado final 03 x 01 para a equipe do Milan. O futsal feminino tem crescido muito em Pará de Minas

Futsal da Praça segue dando show


A equipe de futsal da Praça de Esportes de Pará de Minas esta disputando um campeonato em Pequi, repetindo a boa atuação que levou a conquista do campeonato em Papagaio.Com quatro vitorias, 40 gols marcados e apenas uma derrota,a equipe da Praça cheag a semi-final com boas chances de ir a final.
O jogo da semi-final será dia 29/03 as 18:00 contra a equipe do Vila Nova,que tem jogadores da cidade de Pequi e Papagaios.

Campeonato Juvenil 2008



Começa dia 30 de março o campeonato de categoria de base da LDPM, com seis equipes, a categoria que vai ser disputada será a juvenil com atletas nascidos em 91/92,podendo as equipes inscrever 08 atletas de 93. Teremos dois jogo no dia 29/03 por motivo do classista de betim.
Confirá a primeira rodada:
29/03 - 15:30 hs Campo do Guarani - Guarani x Cruzeiro
15:30 hs Campo do Rio Branco - Rio Branco x Grêmio
30/03 - 15/30 hs Campo

As equipes: Guarani,Cruzeiro,Rio Branco,Grêmio,Paraense,Vera Cruz de Igaratinga,jogam entre si em turno unico,classificando as quatro melhores equipes.
O campeonato esta previsto para terminar em 25 de Maio de 2008.

Grêmio empossa nova Diretoria


Foi eleita em 18/03/2008 e empossada em 22/03/2008 a nova diretoria do Grêmio E.Clube, que ficou assim:

Presidente - Ricardo Geraldo Gomes (Melão)
Vice - Paulo Gottschalg Duarte
1.o Secretário - Diego Maia Ribeiro
2.o Secretário - Sergio Alves Campos (Mosquito)
1.o Tesoureiro - Samuel Marçal
2.o Tesoureiro - Anisio Sérgio Mota
Diretor Fut. - Alisson Heleno de Melo
Dir.Cat.Base/Esp. - Rodrigo Maia Gomes

segunda-feira, 24 de março de 2008

Amigos do esporte.

Alguns não gostam outros se sentem os melhores,mas esses nosso amigos e principalmente amigos do esporte, merecem e não se sentem.Em um trabalho incançavel os dois estam sempre levando ao publico e ao torcedor de Pará de Minas as imagem e as entrevistas do nosso esporte, faça chuva ou faça sol lá estam os dois camera e microfone na mão fazendo a noticia cegar até você. Obrigado amigos o esporte de Pará de Minas agradece.

São Francisco e Grêmio Continuam no Classista 2008

O final de seman foi positivo para as equipes de Pará de Minas com relação o Classista 2008. No sabado o São Francisco foi a Florestal e venceu de goleada a equipe do Fluminense, 4 x 1 foi o placar com Guilherme fazendo três e Wellington Rodrigues o outro gol.Com esse resultado o São Francisco se classificou em primeiro lugar no grupo 03 e vai jogar a proxima fase contra o Nacional de Nova Serrana que ficou em segundo no grupo 04.Já o Grêmio que esta com novo presidente foi a Betim e venceu bem a equipe do Vernopolis por 2 x 1, ficando também em primeiro no grupo 04Na proxima fase o Grêmio joga contra o Fluminense de Florestal segundo do grupo 03.
Os gols do Grêmio foram marcados por Toinzinho e Marcelinho.






Cachorão empata dentro de casa







Itaúna empata com Ideal
Empate sem gols deixa o Cachorrão em terceiro.

Em partida realizada no dia 23/03/2008, válida pela oitava rodada do Campeonato Mineiro
(Módulo II 2008), o Esporte Clube Itaúna empatou em 0x0 com o Ideal (Ipatinga).
A partida realizada no estádio José Flávio de Carvalho, em Itaúna,
foi arbitrada por André Luiz Martins Dias Lopes, auxiliado
por Júnior Antônio da Silva e Adenilson Alves Teixeira.
Com este empate sem gols, o Itaúna segue na terceira colocação
com 14 pontos, logo atrás do América (16) e do Araxá (19).

Próxima partida:
Uberlândia x Itaúna
(Parque do Sabiá - Uberlândia)
Dia 30/03 (domingo), às 10h
COMPAREÇA AO ESTÁDIO, O CACHORRÃO PRECISA DA SUA FORÇA

Eu estive ontem assistindo a esse jogo, junto com o presidnte José Ailton e com Antonio Fabiano o conhecido" CARA ". O sol ontem em Itauna estava muito forte talvez tenha sido isso que atrapalhou a vitoria do cachorrão.

José Ailton falou que o prefeito Eugênio Pinto tem planos para a construção de um no campo que terá capacidade para 25.000 torcewdores.

O publico ontem no José Flavio foi de 966 pessoas com um renda de 6.854,00, sobrando um total de 1.652,00 pra o Esporte Itaun.

Mesmo com o sol muito forte a torcida compareceu e apoio o cachorrão que deixou escapar dentro de casa a vitoria que o manteria na segunda colocação, em primeiro esta o Araxa com 19 pontos em segundo o América com 16 pontos e em terceiro o Itauna com 14 pontos.

Muita gente de Pará de Minas estava ontem assistindo o jogo do Itauna e nas conversas com varias pessoas de lá, uma pergunta era sempre feita, porque em Pará de Minas também não tem uma equipe profissional.

sexta-feira, 21 de março de 2008

Termina incrições de atletas no classisrta 2008



SUPER TORNEIO CLASSISTA DE BETIM DE FUTEBOL AMADOR TEMPORADA 2008 - 21ª EDIÇÃO

Nota Oficial 0009/2008

O Presidente da LDB, Sr. José Rodrigues do Santos, no uso de suas atribuições legais, por meio desta Nota Oficial, informa aos participantes da Competição:

QUE:

CONFORME PRECEITUA o parágrafo 5º do artigo 28 do Regulamento da Competição, abaixo transcrito:

§ 5º - O clube poderá inscrever durante a primeira fase da competição, qualquer quantidade atletas, respeitando-se os prazos previstos neste regulamento e na legislação vigente

Portanto as inscrições de atletas, se enceram na próxima sexta-feira, dia 28 de março, véspera de iniciar a segunda fase da competição

ANOTE-SE, AFIXE-SE, REGISTRE-SE E CUMPRA-SE
Betim, 20 de março de 2008


______________________________________
José Rodrigues do Santos
Presidente

quinta-feira, 20 de março de 2008

Esporte Itauna, agora em Terceiro


Itaúna sofre derrota de 1x0 para América

Cachorrão ocupa agora a terceira posição do módulo II, mas continua na briga.





Em partida disputada no dia 19/03 no estádio Independência (BH) o América derrotou o Itaúna por 1x0. A arbitragem foi de Antônio Alves Costa Júnior que, segundo reclamações dos dirigentes itaunenses, deixou de marcar um pênalti para o Itaúna no segundo tempo. O público foi de 2.289 pagantes e a renda de R$ 18.405,00. Com a derrota o Itaúna caiu para 3º lugar com 13 pontos, atrás do Araxá e do América (ambos com 16 pontos).

Próxima partida:

Itaúna x Ideal (Ipatinga)

Dia 23/03 (domingo), às 10h30

Estádio José Flávio de Carvalho – Itaúna.



ATENÇÃO: A capacidade foi aumentada de 1.200 para 1.600 lugares

no estádio José Flávio de Carvalho.

COMPAREÇA AO ESTÁDIO, O CACHORRÃO PRECISA DA SUA FORÇA!

quarta-feira, 19 de março de 2008

Escolinha do Rio Branco Faz Amistoso


Em preparção para o campeonato juvenil marcado para começar de 30/03/08, a escolinha do Rio Branco jogou em Itauna contra o Instituto Graça no ultimo sabado, o técnico Rafael ficou satisfeito com o resultado,pois a equipe correspondeu as exigencias da partida.
Resultados:
Categoria 97/98 Rio Branco 01 x 01 Graça
Categoria 95/96 Rio Branco 03 x 05 Graça
Categoria 93/94 Rio Branco 02 x 02 Graça
Proximo amistosa do Rio Branco será sabado dia 23/03 contra o Paraense na categoria juvenil ás 15:30 hs.

Qual a Medida de um Campo de Futebol?



A matéria que vamos tratar a baixo foi idealizada depois de um bate papo com o senhor Antonio Augusto Soares ( Toninho do São Pedro ) onde surgiou a duvida sobre as medidas certas para os campos de futebol. A baixo as medidas que com certeza são duvidas de torcedores,jogadores e cartolas. Vale també para as equipes que tem campo conferir as suas medidas para o campeonato municipal.




No Campo de Futebol
DESCRIÇÃO
VALOR EXIGIDO
Marca Penal - distância (m)
11
Marca Penal - diâmetro da marca (cm)
22
Baliza - distância entre as balizas verticais (medida interna) (m)
7,32
Baliza - distância da borda inferior, da baliza horizontal ao solo. (m)
2,44
Baliza - largura da baliza vertical (cm)
12
Baliza - largura da baliza horizontal (cm)
12
Comprimento da Grande Área em relação as marcas externas das linhas (m)
40,32
Largura da Grande Área - em relação as marcas externas das linhas (m)
16,5
Comprimento da Pequena Área em relação as marcas externas das linhas (m)
18,32
Largura da Pequena Área - em relação as marcas externas das linhas(m)
5,5
Raio da Meia Lua - valor em relação ao centro da marca penal e a marca externa da linha da meia lua (m)
9,15
Comprimento do Campo (m)
Máx.= 120
Mín. = 90
Largura do Campo (m)
Máx.= 90
Mín. = 45
Círculo Central (m)
9,15

Os resultados do comprimento e largura da grande área, comprimento e largura da pequena área e raio da meia lua, foram obtidos através da média de três pontos igualmente espaçados, de forma a abranger os dois extremos e o ponto central do campo de jogo.
A medição da baliza, no que diz respeito a distância da borda inferior da baliza horizontal ao solo, foi feita em três pontos, dois nos extremos e um no centro, tendo sido considerado o ponto de maior desvio em relação ao valor exigido.

Encontro historico, da crônica esportiva de Pará de Minas


O fato já aconteceu mas a foto é eterna e vale a pena lembrar e registrar o ocorrido no final de 2007,quando o reporter Vanderlei Oliveira reuniu a empresa esportiva de Pará de Minas para fazer um balanço do ano do esporte de Pará de Minas. A entrevista foi ao ar no prograna de toda segunda feira no Integração Esporte, audiencia garantida nas noites de segunda feira na TVI. Confirá os nomes da foto: Geraldo Rodrigues ( Snata Cruz),Nozito o anfitrião,Evangelista Junior( Santa Cruz ) Jesus Geraldo ( Santa Cruz ) Vanderlei Oliveira ( TVI ) Luiz Paulino ( Total FM ) Alisson( Diario ) Wladimir Silva ( TVI )

SUPER TORNEIO CLASSISTA DE BETIM DE FUTEBOL AMADOR - TEMPORADA 2008 - 21ª EDIÇÃO - Confirá os jogos das Equipes de Pará de Minas na terceira rodada.


GRUPO 03



DIA:
22/03/2008 – SÁBADO
LOCAL:
Estádio Manuel Vieira – Campo do Fluminense, em Florestal
15:30
FLUMINENSE F.C. X SÃO FRANCISCO F.C.
Florestal Pará de Minas

DIA:
22/03/2008- SÁBADO
LOCAL:
Estádio Astrogildo Duarte – Campo do Nacional, em Nova Serrana
15:30
COMETA F.C. X VERA CRUZ F.C.
Nova Serrana Betim

GRUPO 04
DIA:
23/03/2008- DOMINGO
LOCAL:
Estádio Astrogildo Duarte – Campo do Nacional, em Nova Serrana
10:10
NACIONAL F.C. X PERDIDOS F.C.
Nova Serrana Azurita

DIA:
23/03/2008- DOMINGO
LOCAL:
Estádio Municipal Jadir Xavier – Campo de Vianópolis, em Betim
10:10
VERNÓPOLIS F.C. X GRÊMIO E.C.
Betim Pará de Minas

terça-feira, 18 de março de 2008

Torneio Bola e Viola inaugura o campo do Ajax

Equipe do Ajax no campeonato da cidade de 2002







Pela primeira vez desde que foi criado o torneio bola e viola vai ser disputado na cidade,evento que sempre viaja pelos distritos de Pará de Minas,desta vez acontece no bairro São Pedro para inaugurar o campo da Associação Cultural AJAX Futebol Clube. Para homenagiar seu fundador e primeiro presidente o campo do Ajax vai levar o nome de Antonio Soares,merecida homenagem ao conhecido Titonho do Ajax. Desde já como atual presidente do Ajax agradeço em nome dos atletas e de toda a diretoria a prefeitura de Pará de Minas e as pessoas que não mediram esforços para que esse momento tão esperado se realizasse.




Itauna segue firme entre os primeiros

















Itaúna quebra invencibilidade do Araxá
Cachorrão derruba o Ganso e segue em segundo no módulo II.

Equipe do ECI que venceu o Araxá por 1x0 em Itaúna.

NOTA TRISTE DA PARTIDA ACIMA – No jogo contra o Araxá, o atleta Revanildo França (Rivan), foi agredido covardemente pelo adversário, com um chute por trás no joelho, o que lhe causou uma ruptura do tendão Patelar. O atleta que chegou a Itaúna na quarta-feira passada, vindo de Aracaju, contratado por empréstimo junto ao Boca Júnior de Sergipe. Estreou em substituição ao atleta Paulo César (que deixou o jogo também por contusão), Rivan jogou pouco mais de 15 minutos e agora deverá ficar fora dos gramados por volta de 8 meses. A diretoria do Esporte Clube Itaúna, bem como alguns torcedores já estão mobilizando uma ajuda ao atleta. As pessoas que quiserem ajuda-lo de alguma forma devem fazer contato com o Sr. Eustáquio Antunes pelo telefone (37) 3242-3795 .

A LIDERANÇA ESTÁ EM JOGO
O ECI enfrenta o América nesta quarta-feira (19/03),
no estádio Independência, em BH.
Uma vitória simples coloca os itaunenses na liderança do módulo II.
COMPAREÇA AO ESTÁDIO, O CACHORRÃO PRECISA DA SUA FORÇA

Confirá a classificação:

1º- América - 13 pontos

2º- Itauna - 13 pontos

3º- Araxa - 13 pontos

4º- Uberlandia - 11 pontos

Artilheiro - Douglas do América com 05 gols

Alsemo do Itauna com 04 gols

segunda-feira, 17 de março de 2008

Noticia interessante

Fotos do Marcio Santos Barbosa, que pra muitos esta morto
Potchaco e Carlinhos,jogo na Itambé
Potchaco junto com José Nilton e Eurico

Sexta feira dia 14/03/08,quando ouvia o programa do reporter Jesus Geraldo na Santa Cruz,tive a grata surpresa de ouvir o Jesus conversar por telefone com o ex arbitro da LDPM,que conforme ele mesmo informou esta no Rio de Janeiro e passando bem.
Marcio Santos Barbosa,que muitos jugavam já estar morto,conforme informação passada aqui em Pará de Minas,apareceu e prometeu voltar a Pará de Minas em Breve. Pra quem não lembrava dele tai as duas fotos deste que um dia apitou por aqui.

Equipe de Pará de Minas faz Bonito no 1º Festvôlei


O primeiro festvôlei de Dores do Indaia
aconteceu neste final de semana e mais uma fez a equipe de Pará de Minas levantou o troféu.
Foram 06 equipes representanto as suas cidades, sendo que Pará de Minas contou com 03 equipes, uma ainda juvenil.
Dores do Indaia,Abaete,Pará de Minas,Divinopolis.Pará chegar a final a equipr da parceria Prefeitura/Liga Paraminense de Esportes Especializados jogou quato vezes.
Divinopolis 00 x 03 Prá de Minas
SeSI/Pará 02 x 03 Pará de Minas
Dores 00 x 03 Pará de Minas
Na final a equipe de Pará de Minas perdeu para Abaeté por 03 x01.
Além do segundo Lugar com a equipe adulta a equipe juvenil foi considerada o destaque do fetival. Parabéns aos atletas de Pará de Minas e ao Técnico Marco Aurélio que comandou a delegação e a equipe em Dores do Indaia.

Aviso do site Super classista de betim 21º Edição

AVISO: Devido aos jogos do DFAC "Belo Horizonte", que são realizados na tarde de domingo, OS JOGOS DA 3ª RODADA DA 1ª FASE DO SUPER TORNEIO CLASSISTA, serão na QUARTA-FEIRA, QUINTA-FEIRA, SÁBADO e DOMINGO pela MANHÃ.

Grêmio 2 x 2 Nacional/ N.S

Confirá algumas fotos do jogo

Ficou bonito o novo uniforme, Silvio Américo,não pode faltar.
Trio de arbitros
A torcida, se preparando para o jogo.
Seis contra quatro,o Grêmio sempre no ataque.
Aqui a torcida pediu penalti.


Em jogo que o Grêmio esteve no ataque os 90 minutos mas so consegui seus gols depois dos 30 minutos do segundo tempo, o empate foi sofrido, com gosto de vitoria. Mais uma vez a torcida do Grêmio compareceu e vibrou muito empurrando a equipe pra cima do Nacional. A grande atração da tarde o jogador Agamenom que jogava pelo Nacional, mostrou abilidade mas é mais um ex-atleta em atividade.
O Grêmio estreiava o novo uniforme,que ficou muito bonito no jogo.
O trio de arbitros veio de longe e já havia apitado um jogo na parte da manhã em outra cidade,conforme informções dos diretores do Grêmio.

Classista 2008- Confirá os resultados


SUPER TORNEIO CLASSISTA DE BETIM –TEMPORADA 2008 – 21ª EDIÇÃO







PARTIDAS DO SUPER TORNEIO CLASSISTA DE BETIM DE FUTEBOL AMADOR
TEMPORADA 2008 – 21ª EDIÇÃO



(2ª RODADA – 1ª FASE)






JOGOS DA QUINTA-FEIRA - DIA 13/03/2008




VILA RICA FUT. CLUBE 1 X 1 SANTA CRUZENSE F.C.



JOGOS DO SÁBADO - DIA 15/03/2008


VERA CRUZ F.C. 1 X 4 FLUMINENSE F.C.

BRUMADINHO F.C. 1 X 0 A.D.C. DELPHI

ALVINENGRENSE F.C. 2 X 0 LUA NOVA F.C.

GRANJA ADELIA E.C. 5 X 2 GRÊMIO E. 1º DE MAIO


JOGOS DO DOMINGO - DIA 16/03/2008
COMETA F.C.01 X 3 SÃO FRANCISCO F.C.

VERNÓPOLIS F.C.2 X 1 PERDIDOS F.C.

FERROVIÁRIO FUT. CLUBE 3 X 2 INDEPENDENTE F.C.

S.E. XV DE NOVEMBRO 0 X 4 SARZEDO E.C.

INDUSTRIAL A.C. W X 0 S.E. REAL MADRID

C.R. MÁRIO CAMPOS 2 X 3 BETEL. F.C

LAGOINHA E.C. 0 X 5 IDEAL SPORT CLUBE

SANTA CRUZ F.C. 1 X 3 FLUMINENSE F.C.

UNIDOS SANTA MÔNICA F.C. 3 X 1 INTERNACIONAL F.C.

FLUMINENSE F.C. 0 X 4 DOMINÓ HIDRA CLUBE

UNIÃO ESP. CLUBE 3 X 0 SANTA IZABEL E.C.

UNIÃO E. CLUBE 1 X 4 CLUBE ATL. POMPEANO

FAMORINE ESP. CLUBE 1 X 0 ARCE

C. INDEPENDENTE ABAETÉ 1 X 1 ABADIA FUT. CLUBE

GRÊMIO E.C. 2 X 2 NACIONAL F.C.

A.E. NOVO HORIZONTE 3 X 1 A.E. INTERNACIONAL.

PASSA TEMPO F.C. 1 X 0 DOM BOSCO F.C.

BELA VISTA F.C.1 X 3 FITA AZUL E.C.

NACIONAL E.C. 2 X 1 UNIÃO E.C.

S.E. SERRANO 2 X 1 IGARAPÉ F.C.

PARAOPEBA E.C. 3 X 3 ASS. ESPORTIVA IPÊ

DOM PEDRO I F.C.0 X 0 INHAUMENSE F.C.

INTERNACIONAL E.C. 3 X 0 TUPI FUT. CLUBE

ESP. CLUBE ORDEP 1 X 1 XVI DE MARÇO F.C.

SANTA CRUZENSE F.C. 0 X 2 VALENÇA A.C.

A.A. PEDRA BRANCA 2 X 3 VILA RICA FUT. CLUBE

A.E. ITABIRITENSE 2 X 5 RIVER PLATE E.C.

A.E NOVO CAXIAS 1 X 1 MIMO – Mocidade Independente

sexta-feira, 14 de março de 2008

1º FESTVÔLEI DE DORES DO INDAIÁ


Como mostra o cartaz começa hoje 14/0314/03 em Dores o 1º FestVôlei, Pará de Minas mais uma vez vai estar representada com a equipe de vôlei do prof. Marco Aurelio,vamos ficar daqui torcendo, na segunda matéria completa com fotos.

Dicas de saúde - ciclismo


Matéria retirada do blog MOUNTAIN BIKE BH.CO.BR

Benefícios da bicicleta

Pedalar pode aumentar capacidade cardiorrespiratória


Para quem quer emagrecer e melhorar o condicionamento físico, mas sente que a caminhada não é assim, tão motivadora, uma boa opção é pedalar. Dentro ou fora das academias, o exercício feito em bicicletas pode resultar numa série de benefícios, como aumento da capacidade cardiorrespiratória e redução do peso corporal. A prática está entre uma das melhores para prevenir e tratar hipertensão, infarto do miocárdio e colesterol alto, entre outras doenças.

Segundo o professor Marcos Zang, especialista em fisiologia do esporte, em uma hora de pedaladas é possível perder entre 300 e 500 calorias. “O consumo vai depender da carga e velocidade. No spinning (uma das variações dos exercícios feitos em bicicleta), por exemplo, em que existe simulação de vários tipos de terreno, chega-se facilmente às 500 calorias”, afirma.

Na bicicleta vertical, é preciso cuidado extra com a postura ou o praticante pode sentir sérias dores na coluna. No modelo horizontal, mais confortável, o aluno se sente mais motivado. Nesse caso, o fortalecimento dos músculos abdominais e das costas é um pouco menor. Em compensação, como o estresse é menor, ocorrem menos lesões, enfraquecimento da coluna e hérnia de disco. “Por todos esses benefícios, atualmente, elas são as preferidas nas academias”, lembra Marcos.

A decisão de praticar ciclismo ou outra atividade de academia feita na bicicleta exige cuidados, especialmente se o objetivo é preservar a saúde e aproveitar ao máximo os resultados que podem ser obtidos. Para começar, o sistema osteomuscular não pode estar comprometido. Para quem tem lesão no joelho, quadril ou coluna, por exemplo, o melhor é descartar a idéia de pedalar.

Portadores de cardiopatias, diabéticos e hipertensos se beneficiam mais do exercício quando ele é praticado no fim da tarde. O mais importante, contudo, é manter um horário fixo, para que o organismo se adapte melhor. Pessoas cardíacas devem consultar um médico para verificar se podem exercitar-se sem riscos.

No ciclismo, assim como na natação, existe a vantagem da eliminação do efeito do peso corporal, mas é fundamental que o exercício seja constante. Se o objetivo é emagrecer ou conseguir condicionamento, as pedaladas não podem ser em ritmo de passeio.

Para andar nas ruas, aliás, é preciso encontrar um espaço adequado, evitando paradas de semáforos, por exemplo, que podem prejudicar a qualidade do exercício, já que quebram a continuidade.

No mais, na rua ou na academia, é preciso adotar uma série de cuidados com relação ao equipamento. Ele deve ser ajustado às condições corporais de cada pessoa para que o exercício seja bem feito e não cause problemas (veja quadro).

Efeito das pedaladas

Os exercícios feitos na bicicleta ajudam a melhorar a capacidade cardiorrespiratória e reduzem o peso corporal. Trabalham principalmente músculos inferiores, da coxa, glúteo e panturrilha. Dependendo da intensidade, é possível fortalecer, enrijecer e diminuir o percentual de gordura.

Ajuste seu equipamento

• A altura do selim deve ser regulada para que, quando a perna estiver na posição mais distante, o joelho ainda esteja levemente flexionado.

• A altura do selim deve estar alinhada com a ponta do canote do guidão.

• A distância entre o selim e o guidão deve ser a soma do antebraço mais a mão estendida, de forma que o cotovelo fique encostado na ponta do selim e o dedo na ponta do canote.

Cuidados básicos

• É fundamental levantar-se do banco a cada 5 ou 10 minutos. Estudos mostram que a falta de circulação pode ocasionar problemas circulatórios e neurológicos.

• As roupas devem ser adequadas à prática de exercício. Existem bermudas especiais, acolchoadas. Os bancos de gel também são uma opção para evitar, por exemplo, lesões no períneo. Ambos diminuem impactos na região pubiana.

• Um instrumento importante é o relógio, que vai medir a duração da sessão de caminhada ou da bicicleta. Um walkman pode ser interessante, na medida em que realizar exercício com música ajuda a relaxar.

• O ideal é fazer alongamentos durante 10 minutos antes e depois da atividade física.

• A qualquer sinal de dores, cãibras, falta de ar, cansaço extremo, é recomendado parar. Depois, procure um médico.

Alimentação e hidratação

• Nenhum exercício deve ser feito em jejum. O correto é fazer lanches leves, pelo menos uma hora antes, à base de carboidratos.

• Para uma boa hidratação, o ideal é ingerir 300 mililitros de água uma hora antes do exercício e 100 mililitros a cada 15 minutos de atividade. Isotônicos devem ser usados por quem pratica mais de uma hora de exercícios.

Proteção

• Para quem vai fazer o exercício fora da academia, proteção contra os efeitos nocivos dos raios solares é fundamental. Para os olhos, use óculos escuros com proteção UVA e UVB. Para a pele, não dispense um bom filtro solar. Evite os horários de sol forte.


Vanessa Jacinto

Itauna segue firme entre os primeiros


A equipe do Esporte Clube Itaúna venceu o Valério de Itabira por 2 X 1 Valério, na quarta-feira (12/03). A partida válida pelo Campeonato Mineiro (módulo II) aconteceu no estádio municipal “José Flávio de Carvalho”, às 20h30.

Simão abriu o placar para o Itaúna aos 13 minutos do primeiro tempo e Brasília ampliou aos 32. No segundo tempo, Paraná marcou para o Valério, aos 26 minutos. A arbitragem foi de Antônio Alves Costa Júnior, auxiliado por Cinthia Mara da Silva e Júnior Antônio da Silva. Quase mil pagantes estiveram prestigiando o Cachorrão no Estádio.
A GRANDE REVANCHE:

ITAÚNA X ARAXÁ

NESTE DOMINGO, ÀS 10h30 NO ESTÁDIO JOSÉ FLÁVIO DE CARVALHO - ITAÚNA

quinta-feira, 13 de março de 2008

70 anos do Guarany Esporte Clube



Para comemorar os 70 anos do Guarani Esporte Clube,vai acontecer uma exposição apartir do dia 27 de março no museu historico documental fotografico e do som de pará de minas. Abertura será as 20 horas.
Ficando aberta a visitação publica de terça a sexta das 09 ás 18 horas e os domingos de 09 ás 12 horas, até o dia 30 de maio.